Já é dado como certo que a indicação do “governador-tampão” de Alagoas caberá ao presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Marcelo Victor (Solidariedade).
Nos bastidores, a informação é de que ele cansou de esperar por um contraproposta do governador Renan Filho (MDB), e já se articula para indicar um nome que sairá da própria ALE.
Dentro do parlamento, ninguém tem mais forças que Victor, nem mesmo o governador. O presidente da ALE tem votos suficientes para emplacar o nome que quiser como “governador-tampão”.
A estratégia é simples: Marcelo Victor indica o “governador-tampão” com o intuito de fortalecer sua candidatura ao comando do Executivo estadual. Ele ficaria com o apoio dos deputados estaduais, do governador em exercício, e do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas).
No meio do caminho há, porém, um detalhe. Para que essa estratégia seja concretizada, Renan Filho precisa se desincompatibilizar do cargo para disputar a única vaga disponível no Senado Federal.
De um jeito ou de outro, Marcelo Victor fica bem posicionado nesse xadrez político, e estará preparado para qualquer movimentação até as convenções partidárias, em 2022.