Por Berg Morais
As últimas pesquisas de opinião pública para a disputa majoritária de 2022 apontam o crescimento político do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que almeja uma cadeira no Senado Federal.
Os números também mostram o enfraquecimento do senador Fernando Collor (PROS), que já confirmou sua candidatura à reeleição.
Com o cenário apresentado pelos dados dos institutos de pesquisa, o cenário eleitoral pode mudar e o ex-presidente pode ser forçado a desistir do seu projeto político de permanecer no cargo de Senador.
Como nenhuma das três forças políticas do Estado possui uma candidatura definida ao governo, Collor trabalhar numa composição que viabilize seu nome para disputar o comando do Executivo estadual.
Atualmente, Collor está mais próximo do grupo liderado pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB), e pelo senador, Rodrigo Cunha (PSDB) – que pretende ser candidato ao Governo.
No entanto, o ex-presidente fará o possível para sobreviver politicamente e poderá ser candidato a governador, caso os números apresentem uma possibilidade melhor na disputa eleitoral nesta condição.