IMG_0301
Notícias

TEIMOSOS! Dados do Google mostram que isolamento no Brasil, nos EUA e na Austrália caem

No Brasil a queda nas visitas a bares, cinemas e locais semelhantes ficou estável no final de abril, mas as idas aos locais de trabalho e parques voltaram a subir

Mais pessoas ficaram em casa no Brasil, Japão e Cingapura em abril, durante aumento de novos casos de coronavírus nestes países, enquanto pessoas nos Estados Unidos e na Austrália voltaram aos parques e empregos à medida que as taxas de infecção diminuíam, segundo dados do Google.

A atualização semanal mais recente dos padrões agregados de viagem que o Google coletou de telefones de seus usuários apontou para um aumento da desobediência a determinações de isolamento em vigor desde março, mas uma conformidade crescente com as emitidas no mês passado. Informou a Reuters.

Os dados, publicados online pela unidade da Alphabet no final da quinta-feira, compararam o deslocamento diário a locais de comércio e lazer, parques, estações de trem e ônibus, supermercados e locais de trabalho, com um período de cinco semanas, de 3 de janeiro a 6 de fevereiro.

Aparentemente, Cingapura controlou a propagação do vírus por meio de rastreamento e vigilância rigorosos de contatos, mas o Estado-nação entrou em confinamento em 7 de abril, após surto em dormitórios de trabalhadores imigrantes.

As visitas a lojas e parques em Cingapura caíram cerca de 25% no primeiro final de semana de abril. E caíram cerca de 70% no último final de semana de abril. O comparecimento ao local de trabalho, que diminuiu apenas 20% no início de abril, caiu quase 70% na semana passada.

As tendências foram variadas no Brasil, onde o vírus começou a aparecer em bairros ricos e se transferiu para as favelas. A queda nas visitas a bares, cinemas e locais semelhantes ficou estável no final de abril, mas as idas aos locais de trabalho e parques voltaram a subir.

Recomendações de isolamento permanecem em vigor no Brasil, embora o presidente Jair Bolsonaro tenha classificado repetidamente essas medidas como extremas.

Líderes no Japão, que declarou estado de emergência em 7 de abril, fizeram um apelo para que as pessoas fiquem em casa.

O deslocamento para locais em Tóquio, medido pelo Google, caiu pela metade após a declaração e permaneceu nesses níveis até o final de semana passado. Os novos casos diários em Tóquio caíram desde que atingiram o pico de 201 em 17 de abril.

As autoridades dos EUA alertaram contra o retorno ao normal muito cedo, mas os dados do Google mostraram que o tráfego para os locais de trabalho estava subindo novamente. O índice caiu apenas 48% em relação à linha de base na sexta-feira passada, depois de cair 56% em 10 de abril. Os estados do Sul e Centro-Oeste estavam liderando o caminho na retomada de padrões mais típicos.

As viagens nacionais aos locais de varejo e recreação caíram 63% em 12 de abril, mas caíram apenas 42% duas semanas depois.

Os epidemiologistas esperavam fadiga com os bloqueios nos EUA, com as preocupações aumentando à medida que o tempo esquentava e as pessoas protestavam contra as ordens de abrigo no local. As taxas de infecção se estabilizaram em algumas regiões, levando os governadores na última semana a flexibilizar os bloqueios.

Na Austrália, as visitas a locais de trabalho e de entretenimento caíram 80% em meados de abril, mas se recuperaram no final de abril, quando a taxa de novos casos diminuiu.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar