IMG_0301
Notícias

VÃO PRO CHÃO! Demolição de prédios no bairro do Pinheiro vai começar no dia 7 de abril

Medida adotada pela Prefeitura devido ao risco iminente de desabamento

Imagem da internet

Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Maceió informou que a partir do dia 7 de abril, quatro blocos do Conjunto Habitacional Jardim Acácia, no bairro do Pinheiro, serão demolidos. A medida será adotada diante do risco iminente de tombamento das estruturas, constatada em relatório técnico da Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

A quadra chuvosa que se aproxima pode agravar o problema e trazer risco à população. Serão demolidos os blocos 7, 8, 9 e 15. Todos já interditados pela Defesa Civil.

A demolição será realizada por meio do Termo de Cooperação Técnica 3, firmado entre a empresa Braskem e a Prefeitura de Maceió, que estabelece a mútua cooperação em busca de soluções para os problemas enfrentados nos bairros afetados pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O serviço será executado por empresa de engenharia contratada pela Braskem, mediante solicitação expressa da Defesa Civil Municipal.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, a demolição é necessária para sanar o risco à população. “Nós temos quatro blocos do Conjunto Jardim Acácia com risco iminente de tombamento, com uma via parcialmente interditada e com a aproximação do período chuvoso este risco é ampliado. Tomamos todas as providências para que estas famílias tenham prioridade no atendimento ao Termo de Acordo firmado entre os Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e a Braskem e solicitamos a demolição dos prédios para sanar o risco iminente”, destacou.

O Plano de Demolição Controlada foi construído por profissional de engenharia civil com mestrado em estrutura após avaliação dos impactos da demolição na área de instabilidade de solo. Pelo cronograma, as demolições acontecem de forma gradativa, iniciando no dia 7 de abril pelo bloco 8, no dia 14/04 com a demolição do bloco 15, seguindo no dia 22/04 com a demolição do bloco 7 e no dia 30/04 com a demolição do bloco 9. A previsão de conclusão do cronograma, com a limpeza da área e retirada do isolamento, é o dia 5 de maio.

As preparações da área para demolição tiveram início nesta quarta-feira (25), quando começam a ser colocados os tapumes de isolamento da área. Para a ação de demolição, será necessário fazer a interdição parcial no trânsito de duas vias do bairro: Rua Manoel Menezes (trecho que vai do cruzamento com a Alameda São Benedito ao cruzamento com a Alameda Cônego Cavalcante de Oliveira) e Alameda Cônego Cavalcante de Oliveira (trecho que vai do cruzamento com a Rua Manoel Menezes ao cruzamento com a Rua Basileu de Meira Barbosa).

Inabitabilidade 

Os proprietários dos apartamentos afetados e que receberam Ajuda Humanitária foram comunicados da demolição e estão recebendo da Defesa Civil Municipal uma Declaração de Inabitabilidade, que traz informações oficiais sobre a demolição. Aqueles que ainda não tiveram acesso ao documento podem obter mais informações pelo 0800 030 6205.

Serviços 

Durante a ação de demolição, o comércio localizado no trecho que será interditado na Rua Manoel Menezes (Supermercado Pilar e Farmácia do Trabalhador) continuará funcionando normalmente, afetando apenas o estacionamento dos estabelecimentos.

Os órgãos prestadores de serviços de energia, abastecimento de água e esgoto e gás também foram informados sobre a ação de demolição. A intenção é que estes serviços não sejam afetados durante o processo de demolição.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar