O cenário das eleições alagoanas é resumido às ações dos grupos de Arthur Lira (PP), Renan Calheiros (MDB) e Fernando Collor (PTB) em suas campanhas no estado.
Entre as representações do cenário político alagoano na mídia nacional estão a rivalidade entre o deputado federal e candidato à reeleição Arthur Lira e o senador Renan Calheiros, mostrada, por exemplo, como a briga judicial protagonizada pelos grupos durante a disputa pelo governo de Alagoas após a renúncia de Renan Filho (MDB) do cargo para entrar na corrida para o Senado Federal.
Além da rivalidade dos parlamentares, alguns sites como o Correio Braziliense também registraram outras ações do grupo de Calheiros, como o ataque ao palanque de Ciro Gomes (PDT) no estado, quando Calheiros convenceu Ronaldo Lessa (PDT), um dos principais representantes de Gomes no estado, para ser vice-governador de Paulo Dantas.
Já portais como a Folha de São Paulo focam na trajetória e ações de Arthur Lira durante a campanha, registrando momentos em que o candidato do PP busca votos das categorias evangélicas e outros em que o deputado fez palanque para Jair Bolsonaro (PL) no estado.
O portal também registra algumas ações da campanha do ex-presidente Fernando Collor, especialmente nos aspectos em que o senador e candidato ao governo de Alagoas fez palanque para o atual presidente da República.
O jornal também destacou os dois parlamentares como membros do “palanque bolsonarista nordestino”, que seriam nomes influentes da política no NE, região tradicionalmente conhecida pelo apoio a políticos que se opõem ao bolsonarismo.