O senador Fernando Collor (PTB) lançou oficialmente sua pré-candidatura ao Governo de Alagoas, nesta terça-feira (14), apostando no apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) como seu principal “garoto propaganda”.
Enquanto isso, grupos de bolsonaristas estão atuando em Brasília e Alagoas para aproximar Collor do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas). O objetivo é fortalecer o palanque de Bolsonaro no Estado.
O problema é que Lira assumiu compromisso com a candidatura do senador Rodrigo Cunha ao Governo, dando a ele o União Brasil (que vem com uma conta gorda do fundo partidário e maior tempo na propaganda eleitoral gratuita).
Há quem diga que Lira não abandonará Cunha, mas lembram que o deputado federal anunciou apoio à Paulo Dantas (MDB) ao governo-tampão e desfez o acordo no meio do caminho.
Existem, ainda, aqueles que apostam que a influência do presidente da República pode fazer Arthur Lira caminhar com Collor, já que Bolsonaro foi um dos grande fiadores da campanha de Lira à presidência da Câmara Federal. E o deputado alagoano tem pretensões de permanecer no mais alto posto da Câmara.