Os vereadores Thiago ML e Melquisedec, únicos representantes do PROS na Câmara Municipal de Arapiraca, deverão deixar o partido por conta da troca de comando na Executiva estadual. Os parlamentares deverão seguir o senador Fernando Collor no partido que ainda está a ser definido. A possibilidade mais real é para o PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro.
A troca de legendas pode acabar interferindo nos planos do presidente da Casa de Herbene Melo, Thiago ML. Isso por que o edil demonstrou interesse em disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições do próximo ano.
Além do PL, há possibilidade de filiação em outras duas legendas que também estão sob o comando do senador alagoano: PTB e PTC. Embora tenha essas três siglas disponíveis, os vereadores arapiraquenses deverão aguardar o comando de Collor para definirem seus rumos políticos.
Caso mantenha o interesse em ser deputado federal, o presidente da Câmara de Arapiraca deverá enfrentar as urnas com outros conterrâneos, que já estão sendo considerados como “bons de voto”. Daniel Barbosa (filho do prefeito Luciano Barbosa), o deputado federal Severino Pessoa (que assumiu recentemente o Podemos). Há, ainda, outros políticos que possuem fortes ligações com o município e já tiveram votações expressivas, como Arthur Lira e Paulão – ambos já confirmaram disputar a reeleição.