ACABANDO COM AS DÚVIDAS – Procon Maceió orienta sobre negociação de dívidas bancárias
Uma dúvida frequente que tem surgido nesses dias de quarentena contra a epidemia do coronavírus (Covid-19) é com relação ao pagamento de dívidas com os bancos. Sobre isso, o Procon Maceió informa que os consumidores podem negociar a prorrogação desses vencimentos, entretanto, dentro das regras ou políticas adotadas por cada instituição financeira.
Segundo a diretora-executiva do Procon Maceió, Lilyan Valões, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que a possibilidade de adiar pagamentos de empréstimos, financiamento de imóveis e veículos está disponível durante esse período de quarentena, desde que os clientes estejam com contas anteriores em dia.
“Os bancos estão aceitando rever junto com empresa e clientes pessoas física alternativas de pagamento. De acordo com a Febraban, se os clientes forem bons pagadores, poderão pedir a prorrogação da parcela por até 60 dias”, explicou.
Lilyan alerta que o consumidor deve ficar atento a cobranças de juros referente ao período que o pagamento for suspenso. Além de checar quais contratos estão sujeitos à prorrogação, pois cada instituição financeira adota uma política de repactuação de dívidas, seguindo a relação cliente-empresa.
Canais alternativos
A diretora-executiva do Procon recomenda que, nesse período de isolamento contra a Covid-19, os consumidores busquem meios alternativos para realizar pagamentos, movimentação financeira ou negociação de dívidas, a exemplo da internet banking e do atendimento telefônico.
Atrasos
Sobre possíveis atrasos dos atendimentos por meios telefônicos, o Procon lembra que isso pode acontecer devido à redução da carga horária dos bancos, sem contar a quantidade de ligações e refinanciamentos que os mesmos vêm recebendo.
Serviço
Devido ao Decreto 8.846, que institui a Situação de Emergência em Saúde Pública na capital e determina medidas temporárias de combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incluindo o teletrabalho, o Procon Maceió reforça que não é preciso sair de casa para registrar denúncias ou tirar dúvidas.
Os consumidores maceioenses têm à disposição os telefones 0800 082 4567 ou 98882-8326 (whatsApp), bem como o e-mail atendimentoproconmaceio@gmail.com.