IMG_0301
Notícias

PESQUISA APONTA! Um em cada quatro alagoanos não tem água para lavar as mãos

Imagem da internet

790.170 alagoanos enfrentam a pandemia do novo coronavírus sem que tenham acesso à água tratada sequer para lavar as mãos. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia de Alagoas (IBGE), 25,4% delas não têm acesso ao líquido universal, ou seja, um em cada quatro alagoanos não consegue executar atividades básicas de higiene, como lavar as mãos, tomar banho ou até mesmo matar a sede. A água que essas pessoas conseguem para subsistirem vem de fontes irregulares.

Os números são do Painel do Saneamento, do Instituto Trata Brasil, e se referem a 2018, atualização mais recente. Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que mapeia 642 localidades em todo o País e surgiu em 2017 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

De acordo com os dados, o percentual de pessoas sem acesso à água tratada em Alagoas está acima do índice nacional de 16,4%. O levantamento mostra que os mais penalizados pela falta de água tratada no estado estão na zona rural. Eles são 519.924 dos 790.170, o que equivale a 65,7% do total. O restante ? 270.246 ? está na área urbana, e representa 34,3%.

 O consumo diário de litros de água por pessoa em Alagoas é de 107,67. A conta é feita ao dividir o número de habitantes pela quantidade de litros de água tratada consumida. No entanto, nem todo mundo consome, nem muito menos tem acesso justo e igualitário à água.

A realidade é ainda pior quando se considerado que outro 1,37 milhão de alagoanos não recebe água com regularidade adequada, ou seja, não pode contar com água de modo ininterrupto e precisa adotar um uso limitado.

A parcela da população alagoana nessa situação é de 41,4%. São pessoas como os moradores do bairro do Rio Novo e do distrito de Ipioca, ambos na capital alagoana, que devido à falta de regularidade na distribuição precisam juntar baldes para armazenar água em casa. Eles ironizam que as torneiras das residências são ?enfeite?, já que não cumprem o papel devido.

Leia mais na edição impressa.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar