728x300-8
Notícias

Lula pode tirar Renan Filho da disputa pelo governo de Alagoas

Por Berg Morais

O presidente Lula (PT) tem sinalizado a interlocutores a intenção de promover mudanças em sua equipe ministerial com o objetivo de fortalecer a articulação política do governo federal. Entre os nomes cotados para assumir posições estratégicas está o do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), que pode ser deslocado para a Casa Civil.

A eventual nomeação do alagoano para a Casa Civil atenderia a dois objetivos principais: ampliar o espaço do MDB no núcleo decisório do governo federal e fortalecer a interlocução com o Congresso Nacional e o Judiciário em um ano pré-eleitoral. O movimento também poderia posicionar Renan Filho como peça relevante na chapa presidencial de 2026, ao lado do presidente Lula, já que é um sonho antigo do filho de Renan Calheiros ser candidato a vice-presidente.

Com isso, porém, ganharia força a avaliação de que uma candidatura de Renan Filho ao governo de Alagoas, em 2026, perderia viabilidade política. Para o MDB nacional, sua presença em um dos ministérios mais estratégicos da Esplanada seria mais valiosa do que uma eventual disputa estadual. Ou seja: é mais interessante para o MDB nacional Renan Filho como ministro da Casa Civil do que como governador.

Na prática, este cenário fortalece a pré-candidatura do atual prefeito de Maceió, JHC (PL), ao Palácio República dos Palmares, sinalizando uma possível mudança no tabuleiro político alagoano.

Seria esse mais um sinal de que o cavalo está passando selado para JHC disputar o cargo de governador de Alagoas? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar