IMG_0301
Notícias

Equipes Sesi/Senai comemoram prêmios no torneio regional de robótica

A garotada da equipe Roboben – Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes – ficou em segundo lugar na modalidade Champion Awards do torneio regional de robótica First Lego League (FLL), realizado nesse fim de semana, no Sesi Retiro, em Salvador-BA. Já a equipe Robocamb, formada por estudantes do ensino médio da Escola Sesi Cambona, conquistou o primeiro lugar na categoria “Design Mecânico”.

Com este resultado, a Roboben se classifica para a etapa nacional, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, em São Paulo. Mesmo com o primeiro lugar, a Robocamb fica na suplência para a disputa na capital paulista.

Segunda colocada na categoria em que os juízes avaliam o conjunto do projeto apresentado, a Roboben, formada por alunos do 7º e 8º ano, foi uma das surpresas da competição, revela o treinador, professor Eduardo Monteiro.

“Eles competiram de igual para igual com alunos do ensino médio. Conseguiram encantar os avaliadores com todo conhecimento, com toda troca de informação que eles conseguiram durante essa temporada, na preparação para este torneio regional”, afirmou.

O aluno Kauã Emanuel disse que o torneio FLL deixa a lição da responsabilidade e do trabalho em equipe. “O torneio nos proporciona enfrentar vários desafios e momentos de tensão, que antes na minha vida eu não fazia ideia, mas, através do torneio, pude sentir e superar e, ao final, me divertir”, destacou. Os colegas dele, Gabriel Henry e Gleicy Victória também destacaram a experiência do aprendizado lúdico.

Estratégias

Já na categoria Design Mecânico, em que a Robocamb venceu, as equipes apresentam as estratégias e o processo de construção do projeto mecânico do robô para um grupo de juízes. O treinador, professor Victor Dantas, disse que a garotada deu o seu melhor na competição e colheu os resultados.

“Isso mostra que a equipe construiu um ótimo design no seu robô, com recursos que o deixam durável, robusto, com uma eficiência mecânica incrível. Tem o equilíbrio também, força e precisão”, explica.

Nesta edição do FLL Bahia participaram 36 equipes do próprio estado, Alagoas, Sergipe e Piauí, formadas por estudantes de 9 a 16 anos, tanto da Rede Sesi de Ensino como de escolas públicas e privadas. O torneio é promovido pelo Departamento Nacional do Sesi e  visa despertar o interesse de crianças e jovens para as áreas de Ciências, Matemática e Tecnologia.

O tema da edição 2019/2020 é City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis) e os estudantes são desafiados a elaborar soluções para problemas que prejudicam a vida nas metrópoles. Sustentabilidade, saúde, saneamento básico e acessibilidade foram alguns dos assuntos explorados.

Fonte:FIEA

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar