IMG_1753
Notícias

INFLUENZA – Campanha de Vacinação começa segunda, 23

O Ministério da Saúde antecipou a ação para que a Influenza seja descartada nas investigações dos casos suspeitos de coronavírus

Foto: Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta quarta-feira (18), a distribuição das primeiras 224.400 doses da vacina contra influenza para os 102 municípios. A Campanha de Vacinação começa na próxima segunda-feira (23), contemplando idosos e trabalhadores da saúde nesta primeira fase. Este ano, o Ministério da Saúde resolveu antecipar a ação, como forma de auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a Influenza na triagem de casos para o coronavírus.

A meta da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é vacinar em Alagoas 90% de cada um dos grupos alvos definidos, que corresponde a 991.664 pessoas. Na primeira etapa, serão vacinados 280.517 idosos e 74.278 profissionais que atuam na saúde. A cobertura vacinal no Estado tem crescido ao longo dos anos, chegando a 99,03% em 2019 e ultrapassando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Segunda fase

De acordo com o calendário vacinal, a partir de 16 de abril começa a segunda fase, destinada aos professores das escolas públicas e privadas. Também deverão ser vacinados os profissionais das forças de segurança pública, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A última fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece a partir de 9 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas. A ação prossegue, também, para a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência (auditiva, visual, múltipla, intelectual e mental).

“A Campanha de Vacinação contra Influenza ocorre anualmente e, é a principal medida, utilizada pelo Ministério da Saúde, para  prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e promove a imunidade durante o período de circulação sazonal da influenza, reduzindo o agravamento da doença. A vacina não é indicada para pessoas que tem alergia a ovo”, orientou Denise Castro, assessora do PNI em Alagoas.

O que é Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, causada pelos vírus A, B, C e D. É de transmissibilidade elevada, com tendências a se disseminar facilmente, podendo levar a óbito. São sintomas da doença, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse.

Ascom Sesau

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar