IMG_1753
Notícias

LEVANTAMENTO – Escolas têm até o dia 15 para declarar os dados da 2ª etapa do Censo Escolar 2019

Segundo orientação do Inep, gestores escolares das redes pública e privada devem acessar a plataforma do Educacenso para conferência e correção das informações declaradas

Foto: Valdir Rocha

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou que as escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até o dia 15 de abril para conferência e correção dos dados declarados na segunda etapa do Censo Escolar 2019, no Módulo Situação do Aluno. O procedimento deve ser feito por meio do site do sistema Educacenso  (http://educacenso.inep.gov.br/censobasico/#/). Os dados coletados subsidiam a formulação de programas e políticas públicas ligadas à educação.

Nesta etapa serão declarados dados relativos ao rendimento e movimentação escolar – aprovação, reprovação, desistência, evasão – dos alunos matriculados em todas as modalidades e etapas de ensino presenciais, semipresenciais e de educação a distância. Além de as taxas de rendimento do ensino regular.

As informações dos gestores precisam ser declaradas e verificadas por meio dos relatórios de perfil disponibilizados na plataforma Educacenso. Além disso, é necessário acrescentar informações da documentação administrativa e acadêmica da escola, como diários de classe, boletins de desempenho e documentos que comprovam a situação do aluno ao final do ano letivo.

Já os usuários dos perfis Setec – Secretaria Municipal e Secretaria Estadual – precisam conferir os dados declarados pelas escolas por meio dos Relatórios Gestores que se encontram disponíveis no site Educacenso.

Importância

O Censo Escolar, junto à Prova Brasil, auxilia na quantificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Além disso, subsidia programas relativos à oferta merenda, transporte, livro didático e até mesmo o Bolsa Família.

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar