IMG_0301
Notícias

É FAKE! – Mensagem sobre helicóptero pulverizando desinfetantes é falsa

Conteúdo fake começou a circular em Portugal e se espalhou por outros países do mundo

Foto: Agência Alagoas

Tem circulado nos grupos de WhatsApp uma mensagem afirmando que em determinado horário do dia as pessoas devem fechar portas, janelas e permanecer dentro de suas casas, pois helicópteros iriam pulverizar desinfetantes no ar em combate ao coronavírus.

A mensagem é falsa e começou a circular inicialmente em Portugal, tendo chegado ao Brasil nos últimos dias, se espalhando no aplicativo de troca de mensagens.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), essa informação não procede, uma vez que os helicópteros do Estado são usados para dar apoio às equipes em terra durante operações, sobrevoar áreas para visualizar ocorrências e também para verificar se há descumprimentos ao decreto de emergência.

A SSP informou também que há uma aeronave específica para atendimentos aeromédicos, atuando em salvamentos, resgates de feridos em acidentes e para transporte de doentes.

O biólogo e mestrando em Ciência da Saúde, Thiago Goes, explica que pulverizar desinfetantes com aeronaves não faz sentido. “Além desse tipo de pulverização não oferecer qualquer garantia de que vá agir sobre o vírus, também temos que pensar nas demais espécies de animais e vegetais que podem vir a sofrer por conta da presença do desinfetante. Isso pode causar um impacto ambiental local ou risco à própria saúde da população”, afirma o especialista, formado pela Universidade Federal de Alagoas.

Goes, que já trabalhou em pesquisas de arboviroses  – dengue, zika, chikungunya entre outros – e epidemiologia, explica que no caso do novo coronavírus a maior taxa de transmissão ocorre de pessoa para pessoa.

“Dificilmente o vírus vai permanecer viável durante muito tempo fora da célula ou do corpo. Aqui em Maceió a temperatura é mais alta do que na Europa, por exemplo, e temperaturas mais quentes dificultam ainda mais a viabilidade do vírus fora da célula. É mais fácil evitar a contaminação por meio do isolamento ou por meio de práticas de prevenção e higienização”, concluiu o especialista.

 

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar