IMG_0301
Notícias

COVID-19 – Hemoal agenda doação de sangue para evitar aglomerações

Órgão está com o estoque crítico e necessita de transfusões para atender os hospitais

Ascom Hemoal

Se antes da pandemia da Covid-19 as doações de sangue diárias já eram insuficientes para manter estabilizado o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), após a decretação do isolamento social, o comparecimento de voluntários ao órgão reduziu drasticamente, deixando o estoque crítico, com apenas 200 bolsas, quando seriam necessárias, no mínimo, 300. Para sanar esta situação, a Hemorrede Pública de Alagoas está agendando a ida dos voluntários às Unidades Maceió e Arapiraca, evitando, assim, aglomerações, que podem desencadear a contaminação pelo novo coronavírus.

Para agendar a doação de sangue no Hemoal Arapiraca, que funciona no Laboratório Municipal, na rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, basta ligar para o telefone 3539 8285, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Se o voluntário desejar agendar sua doação na Unidade Trapiche do Hemoal Maceió, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), deve ligar para 3315 2109, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.

A medida, segundo a gerente da Hemorrede Pública de Alagoas, médica Verônica Guedes, irá durar enquanto estiver em validade o decreto estadual n° 69.541, que determinou o isolamento social. “Ressalto, entretanto, que só devem agendar as doações, voluntários com bom estado de saúde, com exceção dos idosos, que mesmo podendo doar sangue até os 69 anos de idade, devem permanecer em casa, em isolamento domiciliar, conforme recomendam os infectologistas, por serem mais vulneráveis ao novo coronavírus”, ressaltou.

Hemovan – Além do agendamento para se candidatar à doação de sangue, o Hemoal disponibiliza o Serviço de Hemovan, onde grupos de 15 voluntários são transportados até a sede do hemocentro, através de marcação prévia, realizados também pelos telefones 3315 2109 (Hemoal Maceió) e 3539 8285 (Hemoal Arapiraca). “Este serviço é destinado a um grupo de voluntários, que pode se organizar e nos contatar para que iremos buscá-los num dia e horário acordados”, salientou a gerente da Hemorrede Pública de Alagoas.

Critérios para doação – Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Os voluntários que vierem a contrair o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por três meses. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), que adotou a medida como precaução, uma vez que não está comprovado que o novo coronavírus é transmitido pelo sangue.

 

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar