IMG_0301
Notícias

ELEIÇÕES – Mais de 102 mil eleitores de Maceió estão com os títulos cancelados

Mais de 102 mil eleitores de Maceió que não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas estão com o título eleitoral cancelado. O prazo dado pela Justiça Eleitoral para que ocorra a regularização, por ser ano de eleição, é o dia 06 de maio. Para se regularizar, o eleitor pode procurar o Fórum Eleitoral de Maceió – na Gruta – e as Centrais de Atendimento no Parque Shopping e no Maceió Shopping.

Dados iniciais do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) desta quarta-feira, 04 de março, apontam que 102.203 eleitores domiciliados em Maceió precisam regularizar sua situação e 590.576 estão aptos a votar (14,75%). Em todo o Estado, que tem 2.202.122 eleitores aptos, 354.861 ainda estão com os títulos eleitorais cancelados (13,87%).

A grande preocupação da Justiça Eleitoral é com a baixa procura de eleitores nas centrais de atendimento em Maceió e no interior nos primeiros meses do ano e com a formação de filas e possíveis tumultos nos dias que antecederem o fechamento do cadastro.

“O caso específico desses eleitores com os títulos cancelados muito nos preocupa, tendo em vista que estamos em ano eleitoral e o prazo final para esta regularização é o dia 06 de maio. É um número elevado de pessoas e, creio, que grande parte não sabe nem que se encontra nessa situação com a Justiça Eleitoral”, disse o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, presidente do TRE/AL.

Consulta da situação eleitoral e regularização

Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título, basta acessar o site www.tre-al.jus.br e procurar a área “Serviços ao Eleitor”. Após, na opção “Situação Eleitoral”, preenche o nome completo e a data de nascimento, e o serviço indicará se o título está irregular ou regular. No caso dos eleitores que podem ter o título cancelado, a mensagem orientará a procurar um cartório eleitoral.

Outra alternativa para a consulta da situação eleitoral é o download gratuito do aplicativo e-Título, que disponibiliza para smartphones todas informações do cadastro do eleitor, inclusive com informações sobre locais de votação e a emissão automática da certidão de quitação eleitoral. No aplicativo, aparecerá se o eleitor está em situação irregular ou regular com a Justiça Eleitoral.

Documento importante para a maioria dos brasileiros

Entre os impedimentos para o eleitor que não regularizar sua situação estão: obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concorrência pública ou administrativa da União, obter empréstimos bancários, inscrever-se e tomar posse em cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, praticar qualquer ato para que se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Em Alagoas, os cartórios eleitorais funcionam, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, para o atendimento ao público. Em Maceió, o posto do TRE/AL que fica na Central Já do Maceió Shopping e a Central de Atendimento ao Eleitor do Parque Shopping funcionam das 8h às 17h, também de segunda à sexta-feira.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar