IMG_0301
Notícias

COVID-19 – Renan Filho participa de videoconferência com governadores do Nordeste

Objetivo da reunião online foi integrar esforços no sentido de tomar decisões conjuntas para conter o avanço do coronavírus

Foto de Márcio Ferreira

Em tempos de cuidados para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), os governadores do Nordeste conversaram, na sexta-feira (20), por meio de videoconferência. Segundo o chefe do Executivo alagoano, Renan Filho, o objetivo foi integrar esforços no sentido de tomar decisões conjuntas para conter o avanço da pandemia na região.

Do Palácio República dos Palmares, Renan Filho participou do encontro virtual. “Fiz uma reunião por videoconferência com os governadores do Nordeste para integrar esforços, tomar decisões conjuntas e preparar Alagoas para enfrentar, da melhor forma, esse momento”, disse o governador de Alagoas.

O encontro online contou com a participação do vice-presidente da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, para a troca de experiências e a busca por soluções conjuntas, visando o enfrentamento e controle da pandemia do coronavírus.

Após a reunião, o governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, divulgou que o grupo aprovou um documento que será encaminhado ao Governo Federal questionando e pedindo a imediata suspensão dos cortes do programa federal Bolsa Família.

Os gestores nordestinos vão fortalecer o pedido dos 27 governadores do Brasil para se reunirem, ao menos, com dois ministros de estado, especificamente os da pasta da Saúde, Luiz Mandetta, e da Economia, Paulo Guedes, para discutir e intensificar medidas de enfrentamento ao coronavírus e à crise causada pela pandemia.

China

O Consórcio também enviou ofício ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, solicitando apoio do país asiático no combate ao novo coronavírus. O documento solicita colaboração por meio do envio de materiais médicos, de insumos e equipamentos.

O ofício reforça a necessidade, em especial, de leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que poderá haver um déficit deste equipamento no momento de pico da epidemia.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, respondeu ao governador Rui Costa – via Twitter – sobre o pedido do Consórcio Nordeste, formalizado por ofício.

“Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. Vamos (nos) esforçar por isso”, escreveu o embaixador na rede social, respondendo ao pedido de apoio feito à China para o combate ao novo coronavírus.

 

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar