IMG_1753
Notícias

TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO – Em Arapiaca, HE do Agreste adota visitas virtuais para familiares de pacientes que estejam lúcidos

Visitas presenciais estão suspensas desde o último dia 20 de março em razão da Covid-19

Foto: Davi Salsa

As visitas aos pacientes internados no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estão suspensas desde o último dia 20 de março. A medida faz parte do protocolo de segurança e prevenção do novo Coronavírus.

A direção do hospital está garantindo apenas o direito a um acompanhante para os pacientes idosos acima de 60 anos, menores de 18 anos e pessoas com dificuldade de locomoção, conforme preconiza a Lei.

Para amenizar a ansiedade das pessoas, nesse período de pandemia de Covid-19, a gerência-geral do HE do Agreste resolveu criar uma nova estratégia: a visita virtual para os pacientes que estejam lúcidos e em processo de recuperação de diferentes tipos de traumas.

A chamada ocorre por meio de telefones e tablets, com o acompanhamento dos profissionais de saúde do hospital, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos.

Antes do contato inicial, o profissional de saúde que acompanha o paciente relata o estado de saúde para o familiar e, em seguida, inicia o processo de comunicação no leito do hospital.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), enfermeira Andréa de Lima, revela que a iniciativa tem provocado momentos de muita emoção entre familiares e pacientes.

“A dor que é minimizada pelo conforto dos entes, em tempos de isolamento social, tem esse propósito que, no momento, está sendo incentivado e apoiado para humanizar ainda mais as relações nesse processo de hospitalização”, explica.

No maior hospital público do interior de Alagoas, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a psicóloga Mônica Leal diz que as ‘visitas virtuais’ ajudam a reduzir a ansiedade do paciente.

“Esses encontros aproximam o paciente da família e também ajudam as equipes de saúde. Após o momento do contato pelo telefone, o paciente se sente melhor, mais alegre e mais otimista. Nesse processo, a recuperação dele, com certeza, será bem mais rápida”, acrescenta Mônica Leal.

Além das visitas virtuais, diante dessa nova realidade da Covid-19, o Hospital de Emergência do Agreste também oferta o serviço de atendimento aos familiares e acompanhantes de pacientes, com a disponibilização de duas linhas diretas para informações, pelos telefones (82) 3539-8634 e (82) 98833-4128.

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar