IMG_0301
Notícias

Sarampo: Campanha de vacinação inicia nesta segunda-feira (10)

Com o objetivo de imunizar usuários de cinco a 19 anos contra o sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a campanha de vacinação, na próxima segunda-feira (10), nas unidades de saúde e postos volantes.

A imunização, que ocorre por meio da vacina da Tríplice Viral, será ministrada de forma seletiva ao público-alvo, ou seja, com base na situação vacinal de cada paciente. No local também será atualizada a Caderneta de Vacinação, com a oferta das outras vacinas necessárias a cada usuário.

De acordo com Eunice Amorim, gerente de Imunização da SMS, a intenção é interromper a transmissão do vírus da doença, assim como reduzir internações e óbitos. “Também contaremos com o Dia da Mobilização Nacional, Dia D, que está previsto para 15 de fevereiro”, explica.

A imunização também será intensificada nas escolas públicas, como estratégia de vacinação das crianças, adolescentes e profissionais.

Para se vacinar, o usuário poderá se dirigir às unidades de saúde de segunda a sexta-feira , das 8h às 17h. Já nos Shoppings Iguatemi (Mangabeiras), Parque (Cruz das Almas) e Pátio (Cidade Universitária), a imunização será de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h; no sábado, das 10h às 22h; e no domingo, das 14h às 20h.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias, antes do aparecimento dos sinais na pele, e até quatro dias após.

Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Graziela França/ Ascom SMS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar