Slider
DestaqueNotícias

Hospital Santa Rita conta com especialistas em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

Trabalho da equipe resulta na implantação do NSP na Instituição

Por Roberta Sampaio/Assessoria HRSR 

O Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia (HRSR)-Palmeira dos Índios/AL, conta com três especialistas em “Qualidade de Segurança do Paciente”. São elas: Grace Montenegro (Administradora) Renata Lucena (Fisioterapeuta) e Juliana Paiva (Enfermeira). A especialização se deu através de uma parceria com Governo Federal e a Fiocruz. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das discentes foi referente ao “Projeto de Intervenção – Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no HRSR”.

O Provedor do Hospital Santa Rita – Dr. Pedro Gaia fez questão de destacar a importância da especialização principalmente pelo fato do Hospital ter conseguido implantar o seu Núcleo de Segurança do Paciente, e já contar com profissionais capacitadas para as ações do NSP. “O Processo de Implantação coincidiu com a formação das profissionais e isso foi muito bom. Quero parabenizá-las e dizer que buscamos sempre apoiar e incentivar todos os nossos profissionais e colaboradores a buscarem cada vez mais conhecimentos”, disse Pedro Gaia.

Para Grace Montenegro “A Fiocruz em parceria com o MS ofertou esta especialização para os hospitais que fazem parte da rede de assistência, com vistas a intervenção através de uma ação conjunta na implantação do Núcleo de Segurança do Paciente. Então, com o apoio irrestrito da direção do hospital, iniciamos o curso, e o projeto de implantação. A tríade cultura, educação e qualidade é o fomento necessário para o sucesso da implantação. A segurança do paciente gera qualidade em saúde adequando-se as novas tecnologias de gestão. Nossos agradecimentos a direção do hospital, a orientadora Prof. Dra. Janaína Ferro, coorientador Mestre Cícero José, e aos colaboradores, por serem guerreiros que não fogem à luta, sempre a postos, considerando sempre em primeiro lugar o reestabelecimento da saúde do paciente”.

De acordo com o Dr. Cícero José “Existe uma sintonia do Hospital Regional Santa Rita com o movimento mundial que trata da Segurança do Paciente como uma das prioridades da OMS para garantir a qualidade da assistência. Existem 7 Protocolos que a Organização Mundial da Saúde estabeleceu como “Protocolos de Segurança do Paciente”, e estes dão conta de várias dimensões dentro do hospital, que vão desde a comunicação entre profissional/profissional – profissional/paciente – paciente/profissional e família; A identificação Correta do Paciente; A Cirurgia Segura; A Segurança na Prescrição e Administração de Medicamentos; Prevenção de Lesão por Pressão; Prática de Higiene das Mãos; Evitar Quedas. Enfim, são esses os Protocolos de responsabilidade do Núcleo e sua implementação”, explica.

A Fisioterapeuta e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Santa Rita- Renata Lucena informou que “Com a implantação do NSP nós estabelecemos um Plano de Ação que está sendo progressivamente executado. A meta 01 foi a Identificação do Paciente por meio da pulseira, e acreditamos ter desencadeado um processo relevante para a redução das não conformidades existentes no que tange aos registros dos pacientes sendo estes  verificados pelos profissionais em todos os serviços do hospital”, garante.

Berg Morais

Berg Morais - Jornalista, MTE - 1769/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar