Por Berg Morais
Há muitos anos sem um mandato político, o ex-deputado federal João Caldas (Avante) está empolgado com a vitória do filho, JHC (PSB), para o cargo de prefeito de Maceió, e deve querer a cadeira dele na Câmara Federal. Mas o aliado Davi Maia (DEM) também almeja o cargo e pode ser um empecilho.
Envolvido diretamente nos bastidores, João Caldas tem experiência na política e já teve destaque em Brasília, quando atuou por três mandatos, como deputado federal. O comando da prefeitura de Maceió pode fortalecer sua pretensão em voltar ao protagonismo da vida pública.
As probabilidades para que isso ocorra são enormes. No entanto, não será tão simples. O principal coordenador da campanha e braço direito do prefeito eleito, deputado estadual Davi Maia, também está de olho na cadeira de JHC na Câmara Federal.
Como todo político, João Caldas é vaidoso e não entregará com facilidade a oportunidade de voltar ao poder e ser chamado novamente de autoridade.
Se bagagem política for critério de escolha, Caldas sai na frente por ter ocupado os cargos de vereador, prefeito, deputado estadual, federal e secretário de Estado.