IMG_0301
Notícias

TRANSPARÊNCIA: governo de Alagoas lança painel interativo com dados do novo coronavírus

Criada pela Seplag e Sesau, plataforma visa dar visibilidade e qualidade às informações sobre a pandemia para população, imprensa e pesquisadores

Com o intuito de ampliar o acesso à informação para a população alagoana, o Governo de Alagoas lançou, nesta quarta-feira (29), um painel interativo sobre a situação atualizada do coronavírus (Covid-19) no estado. Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o projeto visa promover mais transparência dos dados em relação à pandemia e fortalecer a proteção à população alagoana.

O Painel Covid-19 em Alagoas já está disponível e pode ser acessado pelo site Alagoas Contra o Coronavírus, que reúne informações sobre a pandemia no estado, ou o Alagoas em Dados, portal que é referência nacional na disponibilização de dados abertos para a população.

Na nova plataforma, é possível ter acesso ao número de casos confirmados e de óbitos por Covid em nível de município, à estimativa da população idosa dentro desse recorte, às atualizações dos dados hospitalares, entre outras coisas. Além disso, a população poderá, por meio do painel, comparar a evolução dos casos tanto dentro do próprio estado de Alagoas, através de filtros escolhidos por ela mesma, como com outras unidades federativas do país.

“O Governo de Alagoas vem enfrentando a pandemia da Covid-19 em diversas frentes. Uma das ações é justamente agir de forma transparente com a sociedade, mostrando dados sobre o novo coronavírus”, afirma o titular da Sesau, Alexandre Ayres.

Disponibilizada de forma interativa por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, a plataforma conta ainda com mapas que auxiliam a visualização dos dados de maneira ainda mais dinâmica e ajudam a estabelecer uma relação entre os números da Covid e o espaço geográfico. Atualizado diariamente, o painel integra as informações que são divulgados pela Sesau e pelo Ministério da Saúde.

“Estamos passando por um período muito difícil e, mais do que nunca, a informação pode ajudar a salvar muitas vidas. Por isso é que iniciativas como essa são tão importantes. O painel é uma fonte oficial, bastante estruturada e dinâmica, na qual o cidadão, a imprensa e os pesquisadores podem confiar para buscar dados relacionados a essa pandemia e filtrar os que mais desejam analisar. Temos buscado aprimorar constantemente a qualidade e a entrega dessas informações para os alagoanos e a expectativa é que também essa ação nos auxilie a atravessar esse momento de forma estratégica e, acima de tudo, humana”, explica o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar