IMG_0301
Notícias

NOVO MINISTRO DA SAÚDE – Em reunião do G20, Teich defende sistema universal de saúde e se preocupa com fake news

Ministro Nelson Teich diz que sistema de saúde não será o mesmo após Covid-19

Foto: Ministério da Saúde

Em um de seus primeiros compromissos como ministro da Saúde, Nelson Teich participou da reunião virtual dos ministros da Saúde do grupo das 20 maiores economias do mundo, o G20, realizado na manhã desse domingo (19). Na ocasião, ele reforçou medidas adotadas pelo governo federal para conter a pandemia no Brasil e defendeu o combate às fakes news sobre o novo coronavírus.

Teich afirmou que o Brasil reconhece o papel e importância da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, acrescentou que não há um jeito fácil de sair da crise causada pela Covid-19 e que os sistemas de saúde nunca mais serão os mesmos após essa experiência.

“Eu acredito que os sistemas de saúde nunca mais serão os mesmos depois dessa experiência. Nossos países devem se comprometer em implementar um sistema universal de saúde, focados nas necessidades de saúde da população”, discursou o ministro.

Teich salientou a importância de ações de combate à doença em níveis estaduais e municipais, assim como a distribuição de material hospitalar, testes e inaladores. “O governo federal já realocou mais de US$ 2 bilhões em transferências e ações em estados e municípios”, declarou.

Ele também se mostrou preocupado com a circulação do volume de informações erradas e defendeu iniciativas para estimular a comunicação adequada e combater as chamadas fake news. “Isso é um problema”, avaliou durante o encontro.

Em uma primeira declaração sobre a reunião por videoconferência do G20, Tawfiq Al Rabiah, ministro de Saúde da Arábia Saudita, disse que o compromisso foi para os mandatários colaborarem “em prioridades comuns da saúde”.

“Nós também compartilhamos as melhores práticas dos membros do G20 e suas soluções inovadoras e efetivas para combater a pandemia, que são essenciais para o desenvolvimento de todas as iniciativas para lutar contra a COVID-19 globalmente”, completou o árabe em postagem no Twitter.

G20

Criado em 1999 após as inúmeras crises financeiras da década de 1990, o Grupo dos 20 tem como objetivo favorecer a negociação internacional, considerando países que, juntos, representam algo como 90% do PIB mundial, além de 80% do comércio global.

Além do Brasil, fazem parte do grupo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

Novo na Casa

Nelson Teich assumiu a liderança da pasta na última sexta-feira (17), prometendo trabalhar em parceria com estados no combate à pandemia da COVID-19. No domingo (19), ele informou em sua conta oficial do Twitter que o Governo Federal enviou respiradores produzidos no Brasil aos estados mais necessitados.

De acordo com o ministro, enquanto Ceará e do Amazonas receberam 15 respiradores cada, Pernambuco recebeu 10. “O MS [Ministério da Saúde] e o Governo Federal estão mobilizados para apoiar os Estados e Municípios no enfrentamento desta crise. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance”, escreveu na rede social.

Sobre Bolsonaro, Teich silencia

Parlamentares viram a participação do presidente Jair Bolsonaro em ato pró-intervenção militar neste domingo (19), que gerou aglomeração em frente ao Quartel-general do Exército, em Brasília, como o primeiro teste para avaliar o comportamento do novo ministro da Saúde, Nelson Teich.

Ao contrário do ex-titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, que mandou recados ao presidente nas vezes em que ele foi às ruas, Teich silenciou. Deputados de centro e esquerda discutem incentivar o novato a falar na Câmara sobre as ações que quer adotar para o combate ao coronavírus.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar