IMG_0301
Notícias

FIQUE ATENTO! – É falso áudio sobre distribuição de máscaras contaminadas

Mensagem tem circulado em grupos de Whatsapp e gerado desinformação entre as pessoas

Circula no WhatsApp um áudio com informações falsas em que uma mulher, não identificada, diz que servidores da saúde do Município e do Estado iniciariam uma suposta distribuição de máscaras contaminadas para a população. O conteúdo, disseminado em vários grupos do aplicativo, não possui identificação de qual município ou estado se trata a mensagem.

“Se chegar pessoas na porta de vocês com máscaras que o posto de saúde, o governo municipal e estadual está mandando para que todo mundo use, não peguem essas máscaras que tá vindo pelos postos de saúde. Porque essas máscaras, foi comprovado agora, foi a maior descoberta, todas estão vindo contaminadas da China”, diz a mensagem.

No áudio, a mulher ainda aconselha que os trabalhadores da área da saúde não usem as máscaras distribuídas nas unidades de saúde públicas, sejam elas do âmbito municipal ou estadual. “Eu soube de fonte segura que todas as máscaras, 600 milhões, que vieram da China estão vindo todas contaminadas pra justamente o país chegar ao caos”, menciona.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu, por meio de nota, que não envia os seus servidores públicos para entregar ‘máscaras contaminadas à população’. A nota reforça ainda que a Sesau vem tomando, desde o início de fevereiro, medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19, buscando alertar a população sobre os riscos do novo Coronavírus.

“A Sesau garante que toda a rede pública estadual está abastecida com os Equipamentos de Proteção Individual, com profissionais da Saúde prontos para realizar os atendimentos à população que chegue à unidade com os sintomas da Covid-19. Também reforça que testes rápidos para diagnosticar se algum paciente está contaminado com o vírus foram encaminhados aos 102 municípios alagoanos”, menciona a nota. (Leia a nota na íntegra)

A pasta ainda enfatizou a importância da população não disseminar informações falsas e conteúdos informativos que possam causar medo à população, sobretudo no momento em que o Estado atravessa a pandemia do novo coronavírus.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Secretaria de Saúde de Maceió ressaltou que os agentes de saúde do Município não estão distribuindo máscaras para a população. Ainda segundo a assessoria, o órgão municipal preza pela saúde e segurança de seus servidores e usuários, tendo finalizado, recentemente, um processo de compra emergencial desses insumos, visando abastecer o estoque das unidades de saúde, mas que todas as máscaras adquiridas são de empresa de procedência confiável e avaliadas pelos órgãos responsáveis.

Incentivo a produtores de máscaras de tecido

Durante uma coletiva, realizada no dia 8 de abril, o governador Renan Filho anunciou que será publicado um edital de compra de máscaras de tecido de pequenos empresários de Alagoas. No entanto, o edital com mais informações sobre o processo ainda não foi lançado e será anunciado pelo Governo quando publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar