IMG_0301
Notícias

MAIS ESTRUTURA – Estado antecipará inauguração de três hospitais para enfrentar a Covid-19

Alagoas contará com 500 novos leitos de retaguarda e 270 de UTI para o tratamento da doença; número é o dobro do que existia antes da pandemia

Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas

Em visita às instalações do hospital de campanha que está sendo erguido no Ginásio do Sesi, em Maceió, o governador Renan Filho anunciou, nesta quarta-feira (08), que vai antecipar a inauguração dos três hospitais regionais do Estado, a começar pelos que estão com obras em estágio mais avançado: os de Porto Calvo, na região Norte, e União dos Palmares, na Zona da Mata. As datas das entregas serão informadas na próxima semana.

A medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus se soma à inauguração do Hospital Metropolitano, que também foi antecipada para o dia 15 de maio. O Hospital da Mulher, inaugurado em setembro do ano passado pelo Governo do Estado, já foi transformado em centro de referência para o tratamento da Covid-19.

Renan Filho destacou que todo o estado terá, em breve, 500 novos leitos de retaguarda (clínicos) e 270 de UTI para o tratamento da Covid-19. Para se ter uma ideia, trata-se do dobro de leitos de Unidade de Terapia Intensiva que existiam em Alagoas antes da pandemia. O Estado também contratou leitos nas redes privada e filantrópica para enfrentar o avanço do coronavírus.

Além da estrutura no Ginásio do Sesi, que será entregue na próxima semana, um outro hospital de campanha começa a ser instalado no domingo (12) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá.

“Trata-se de uma remodelagem praticamente completa para enfrentar essa pandemia que é, sem dúvida, a maior crise da nossa geração. Não é uma crise de saúde, apenas. É uma crise de saúde que leva as pessoas à morte e uma crise que vem debilitando muitos segmentos de nossa sociedade, dificultando a economia e a vida das pessoas de maneira geral”, disse o governador.

Renan Filho recordou que o Estado prorrogou o decreto de situação de emergência, mantendo as medidas de isolamento social até 20 de abril e a suspensão das aulas nas redes pública e privada até 30 deste mês. “Até lá, vamos identificar qual a melhor estratégia. Tenho conversado muito com o setor produtivo para a gente encontrar um caminho que garanta salvar a vida das pessoas e ofereça tratamento à altura que o momento exige, gerando o menor impacto à economia. Precisamos sair dessa com capacidade de voltar a crescer. O desafio é grande”, reconheceu.

Máscaras para a população – Durante a visita ao hospital de campanha no Sesi, Renan Filho anunciou que o Governo do Estado lança, ainda esta semana, um edital para compra de máscaras de proteção que serão distribuídas à população. Respiradores também estão sendo adquiridos, por meio de compras coletivas do Consórcio Nordeste.

Inspeção no interior – O governador e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, inspecionam, nesta quinta-feira (9), leitos destinados ao enfrentamento da Covid-19 no interior do estado, nos municípios de Arapiraca, Coruripe e Penedo.

 

Agência Alagoas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar