IMG_0301
Notícias

NÃO ESTÃO LEVANDO A SÉRIO – Fiscalização dispersa jogos de futebol na orla e orienta comerciantes

Medidas de enfrentamento visam proteção da população contra a doença

Pessoas ainda ainda insistem em sair de casa. Foto: Fiscalização

A força-tarefa de fiscalização composta por órgão da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus flagrou, nessa sexta-feira, 3, dezoito estabelecimentos abertos e orientou os responsáveis a baixarem as portas para atender no sistema de entrega ou pague e leve. O responsável por um supermercado foi orientado a manter o distanciamento entre os clientes.

Houve também a abordagem a quatro ‘rachas’ de futebol na praia do Sobral, bem como a um grupo que se exercitava na mesma praia. Após orientação dos fiscais, as aglomerações foram dispersadas. Já no Conjunto Cleto Marques, vendedores de confecções, eletrônicos e bares fecharam os estabelecimentos após orientação.

Dezenove denúncias foram feitas pelo telefone disponibilizado à população. Entre elas, a de que um restaurante na Pajuçara estava fazendo uma confraternização com os funcionários. Ao chegar, a fiscalização constatou que o proprietário do estabelecimento estava fazendo uma reunião com os funcionários sobre a suspensão do contrato de trabalho. Outros oito estabelecimentos denunciados foram fechados.

Os trabalhos da força-tarefa começam sempre às 8h da manhã e se estendem até as 22 h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Nas ruas da cidade, a fiscalização visa a obediência aos decretos com medidas de enfrentamento à covid 19.

O secretário adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira, explica que as equipes ainda flagram estabelecimentos considerados não essenciais em funcionamento e pessoas descumprindo os decretos. “Muitas delas têm dúvidas, então a gente orienta e explica a importância do isolamento social para evitar a contaminação. Quando há necessidade e as pessoas insistem, a fiscalização faz a interdição, o fechamento do estabelecimento”, afirma.

Ele insiste que todos devem contribuir e manter os cuidados quem vem sido difundidos pelas autoridades de saúde. “Os meios de comunicação têm levado as orientações das autoridades. E a melhor recomendação e que a gente reforça é que permaneçam em casa e saiam apenas quando for extremamente necessário, além disso, mantenham  as regras de higiene pessoal”, alerta.

O secretário ressalta outros cuidados que devem ser tomados: “Não deve haver aglomerações, nem reuniões, seja para esportes ou qualquer outra motivação, infelizmente há pessoas que ainda insistem nessa atitude de burlar o decreto, e não acreditam que a fiscalização vai passar por lá. Mas a divulgação está acontecendo massivamente e a fiscalização está atuante, a gente tem o cuidado de orientar, pois o local torna-se um foco de risco de contaminação. Não pode haver atividade em grupo. Por exemplo, a única atividade esportiva permitida no momento é a individual”, completa.

E quando o assunto é a doação de produtos, Dogival Ferreira, também esclarece sobre os riscos: “Temos visto muitas iniciativas com doações para as famílias mais necessitadas e isso é uma atitude excelente; toda essa solidariedade é muito boa e louvável. Mas, é preciso ter cuidado e os envolvidos devem ter o zelo para orientar sobre os cuidados na fila de espera e no momento da entrega, como uma distância mínima entre as pessoas, a exemplo do que os próprios supermercados fazem hoje”, conclui.

Participam da força tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar