Covid-19: ALE pede que governo de Alagoas adquira cloroquina e hidroxicloroquina
Requerimento apresentado pelo deputado Davi Maia foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira
Em sessão ordinária e virtual nesta segunda-feira (30), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou um requerimento de autoria do deputado Davi Maia (DEM) que solicita ao governo de Alagoas a aquisição emergencial de medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina. Os fármacos devem ser utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19, sobretudo os que apresentam quadro de saúde grave.
Durante o processo de discussão da matéria, o deputado Davi Maia informou que tem acompanhado a evolução científica no tratamento da Covid-19, com o uso dos medicamentos, citando como exemplos os protocolos feitos na França, Estados Unidos e também no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), também já defendeu o uso do medicamento contra o vírus que faz vítimas em todo o mundo.
“Com base em tudo que temos de estudo sobre o caso e, especialmente, na recomendação que saiu ontem, na nota informativa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), liberando o tratamento com a cloroquina e hidroxicloroquina, solicito que iniciemos os tramites burocráticos, para que possamos implantar na rede hospitalar de Alagoas”, informou o parlamentar.
Diante do que expôs, Maia apelou, também, para que o governo de Alagoas comece a trabalhar na produção e aquisição dos medicamentos. “Visto que é um material barato, de fácil produção e conhecido pelos médicos”, apelou o parlamentar, observando que não é recomendada a automedicação dessas substâncias. Apenas o deputado Paulo Dantas (MDB) se posicionou contrário à proposta.