IMG_0301
Notícias

INFLUENZA – Shopping Pátio recebe vacinação drive-thru nesta sexta-feira (27)

Idosos e profissionais de saúde podem se vacinar de dentro de seus veículos evitando aglomerações

Foto: Pei Fon/Secom-Maceió

Com o objetivo de reduzir aglomerações nas unidades de saúde e proporcionar mais conforto aos usuários, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança, nesta sexta-feira (27), mais um ponto de vacinação contra a influenza no modelo drive-thru, um sistema para que os usuários sejam imunizados dentro de seus veículos. O novo local será o Shopping Pátio, no Benedito Bentes, que atenderá ao público-alvo da campanha no horário das 8h às 16h30.

De acordo com Eunice Amorim, gerente de Imunização do Município, ao entrar no shopping, os profissionais orientarão para qual box de vacinação ele deve ir. “A intenção é que seja bem dinâmico e que o idoso ou trabalhador da saúde se vacine e já vá embora. Não há motivos para aglomerações neste momento, já que a campanha segue até 22 de maio e foram garantidas, pelo Ministério da Saúde, doses para atender todo o público-alvo”, explicou.

A iniciativa foi feita também porque, cumprindo decreto estadual das medidas de prevenção contra o coronavírus, os shoppings estão fechados temporariamente, o que inviabilizou o uso do espaço interno dos estabelecimentos. Além do novo ponto no Shopping Pátio, o Maceió Shopping também já adotou o modelo drive-thru de vacinação nesta quinta (26).

Para descentralizar os atendimentos, a imunização está acontecendo nas unidades de saúde, nos pontos de vacinação nos shoppings e nas seguintes escolas municipais:

– Escola Municipal Zaneli Caldas (Poço- Praça da Maravilha), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
– Escola Municipal Nosso Lar I (Ponta Grossa), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
– Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira (Benedito Bentes), das 8h às 12h e das 14h às 17h.
– Escola Municipal Pedro Suruagy (Tabuleiro dos Martins) das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

A Campanha

A primeira fase da vacinação contra o vírus da influenza contempla trabalhadores de saúde e idosos acima de 60 anos. Já a segunda fase, que tem início no dia 16 de abril, é voltada para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Na etapa final, que inicia dia 9 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais. A meta da campanha é imunizar, pelo menos, 90% de cada público-alvo até o dia 22 de maio.

A Campanha imuniza contra três vírus da influenza e tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades em decorrência das infecções causadas por três tipos do vírus da influenza. Antecipada por determinação do Ministério da Saúde, a intenção é auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a Influenza na triagem de casos para o coronavírus.

Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição.

Ascom SMS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar